Cleaning roles do change.jpg

"AS MULHERES AINDA FAZEM A MAIORIA DAS TAREFAS DOMÉSTICAS, MAS ISSO ESTÁ A MUDAR"

A limpeza é carregada de simbolismo : "O tema da limpeza evoca ideias muito profundas - da pureza que se afirmar na luta contra as forças da natureza sombrias, selvagens e impuras", explica a professora Paula-Irene Villa, titular da cadeira de Sociologia e Estudos de Género na Universidade Ludwig Maximilian em Munique. Para muitas pessoas, limpar a própria casa ainda tem algo mágico: "É como um ritual que permite banir essas forças das trevas, que são percebidas como caóticas, ameaçadoras, mas às vezes também sedutoras, do seu próprio ciclo da vida" , diz a professora Villa. E, não é realmente incrivel a sensação de bem estar quando temos tudo finalmente limpo e no seu espaço ? Parece que o mundo está de novo em ordem ! Durante muitos tempo a limpeza era uma tarefa para mulheres. Mas isso está a mudar! 

changes-in-cleaning-role-distribution.jpg

A distribuição de tarefas domésticas está a mudar?

Atualmente, tarefas como a limpeza do chão, engomar ou limpar casas de banho também não são estranhas para os homens. Cada vez mais as mulheres trabalham fora de casa e os modelos clássicos estão a dar lugar a estilos de vida mais individualizados. Mas, atualmente, como é as tarefas de casa são distribuidas entre homens e mulheres? "Embora surja cada ano uma nova geração de homens e pais, a nossa investigação mostra que ainda estamos longe de da igualdade no trabalho doméstico e na criação de filhos", diz a professora Villa. Esta afirmação é confirmada no segundo Relatório de Igualdade do Governo Federal de 2017 e pelos dados atuais do Instituto Alemão de Pesquisa Económica (DIW) sobre o chamado "gender care gap": o termo "care" abrange todas as atividades como cuidar da casa, da roupa, dos cuidados infantis e da culinária. Tradicionalmente, "o cuidar" foi sempre do domínio do sexo feminino.

Segundo o DIW, nos ultimos 25 anos o emprego das mulheres aumentou continuamente. No entanto, o trabalho doméstico  feito pelos homens dentro de um casal está longe de ter aumentado proporcionalmente". "No entanto, o papel dos homens também está a mudar", diz a professora Villa. “Ao viverem juntos numa relação, é importante que o casal se observe e reflita sobre o seu comportamento e fale também sobre as suas expetativas em relação ao seu lar.” Uma forma de poder ajudar os casais a evitar conflitos é realçar entre ambos que independentemente das tarefas que possam assumir na família e em casa mantêm a sua identidade. 

Question_will the care cap close.jpg

Será que a distribução das tarefas domésticas virá a ser igual entre homens e mulheres ?

O facto da limpeza e manutenção da ordem serem cada vez mais uma tendência e fazerem cada vez mais parte da nossa cultura do dia-a-dia, poderá ajudar nesse sentido. Exemplo disso é a especialista Japonesa em limpeza, Marie Kondo que inspira milhões de pessoas com dicas e truques para a manutenção de uma casa arrumada.
Uma casa tem uma função importante: é um local de refúgio e de bem-estar, que ao mesmo tempo expressa o estilo de vida de quem ali habita. É um lugar onde as pessoas podem ser aquilo que realmente são. “o nosso lar é um espaço onde podemos ser nós mesmos e sentirmo-nos confortáveis... e não há nada como uma casa limpa para nos sentirmos bem. E isso aplica-se, evidentemente, tanto a homens como a mulheres ”, afirma Helen Biryukova, Diretora Sénior de Marketing Regional da FHCS.

trend towards fragmented cleaning.jpg

Tendência para uma limpeza fragmentada

Uma casa limpa é tão popular hoje como era ontem. Mas a forma como limpamos a nossa casa mudou profundamente em muitas partes do mundo ocidental: os nossos avós, por exemplo, faziam uma limpeza básica durante um dia inteiro, geralmente aos sábados. "Hoje em dia, temos muito menos tempo e temos tendência a ter uma rotina de limpeza mais fragmentada, com uma limpeza básica que se ajusta ao nosso dia-a-dia", diz Biryukova. Entre outras coisas, isso deve-se ao facto de tanto o homem como a mulher trabalharem fora de casa e serem muito mais flexíveis do que antigamente. "Se, por exemplo, tiver 15 minutos para fazer uma limpeza depois do trabalho, quererá usar esse tempo da maneira mais eficaz possível. Para nós, na Vileda, isso significa que precisamos ter cada vez mais atenção ao desenvolvimento de produtos que economizam tempo, e que ao mesmo tempo garantam uma limpeza de qualidade que seja higiénica e completa", diz Biryukova.
vileda_banner.png
a brand of FREUDENBERG