Para alguns de nós, passar a ferro é uma arte, enquanto para outros é apenas mais uma tarefa doméstica obrigatória. Seja qual for o teu caso, descobre alguns truques que irão facilitar a tua vida e deixar-te mais tempo para aproveitares com os que mais gostas:
Organiza-te: Antes de começares a passar a ferro, certifica-te que tens tudo o que precisas à mão. Isto inclui uma tábua de passar, ferro de engomar em bom estado, água para vaporizar, cabides e um espaço limpo e desimpedido para trabalhar. A organização é fundamental para tornar o processo mais rápido. Ajusta a altura da tábua, para poderes mexer o braço confortavelmente.
Divide as roupas: Junta as peças de roupa por tipo de tecido e temperatura de passagem. Isso permitirá que ajustes o ferro corretamente, evitando danos nas roupas delicadas e poupando tempo ao evitar trocas frequentes de temperatura. Começa pelas peças mais resistentes e volumosas, seguidas de calças e camisas, terminando com as peças mais delicadas e difíceis, baixando gradualmente a temperatura do ferro.
Elimina vincos ligeiros: Em roupas vincadas podes utilizar a função de vapor do ferro. Pendura as roupas em cabides e segura o ferro a uma distância segura, dirigindo o vapor para as áreas com mais vincos. Isso ajudará a relaxar as fibras e facilitar o processo de passar.
Aproveita o calor residual: Aproveita o calor residual do ferro para passar as roupas mais leves primeiro. Roupas como t-shirts, roupas íntimas e lençóis podem ser passadas enquanto o ferro continua quente, poupando energia e tempo. Engoma sempre cada item de dentro para fora. Peças quadradas ou de maior dimensão, como lençóis, cortinas ou toalhas de mesa devem ser puxadas gradualmente para cima da tábua, tendo o cuidado de não as deixar tocar no chão.
Usa o humidificador: Se as roupas tiverem muitos vincos, borrifa um pouco de água antes de começar a passar a ferro. O humidificador ajudará a amaciar as fibras e facilitar o deslizamento do ferro, resultando num processo mais rápido e eficiente. É mais fácil passar peças de linho e algodão se ainda estiverem húmidas, ou humedecendo-as com o borrifador.
Regula corretamente a temperatura: Cada tipo de tecido requer uma temperatura específica ao engomar. Verifica sempre a etiqueta das roupas e ajusta o ferro em conformidade. Isto garantirá que não danificas as fibras, poupando tempo e evitando repetições desnecessárias.
Usa uma tolha ou pano: Para além da temperatura correta, a seda e o veludo devem ser passados do avesso; as lãs e outros tecidos delicados ou sintéticos devem ser passados colocando um pano de algodão ou uma cobertura para engomar apropriada entre a peça e o ferro. Qualquer peça bordada deve ser passada do avesso, pousada sobre uma toalha.
Investe num ferro de qualidade: Um ferro de boa qualidade pode fazer toda a diferença na eficiência do processo de passar a ferro. Procura ferros com base de cerâmica ou “teflon”, que proporcionam um deslizamento suave e evitam que as roupas repuxem. Ferros com funções de vaporização e com ajuste de temperatura também facilitam o trabalho.
Evita movimentos repetitivos: Ao passar uma peça de roupa, tenta fazer o mínimo de movimentos repetitivos. Em vez de avançar e voltar, move o ferro numa direção contínua. Isto permite-te poupar tempo e energia.
Dobra as roupas adequadamente: Após passar uma peça, dobra-a imediatamente de forma adequada – assim evitas que as roupas vinquem novamente antes as guardares.
Mantém o ferro limpo: Um ferro sujo pode manchar as roupas. Limpa regularmente a base do ferro para remover resíduos de tecido e usa produtos de limpeza adequados para garantir um funcionamento ideal.
Passar a ferro pode parecer uma tarefa infinita, mas após estas dicas, conseguirás realizar essa tarefa com mais eficiência e rapidez.
Com o tempo, serás um perito em passar a ferro!
Queres mais dicas de cuidados da roupa? Vê aqui!